terça-feira, 23 de abril de 2013

Plano PEACE - Estou nele....


Quero refletir junto com você sobre qual o nosso papel como igreja na sociedade, será que é somente para nos encontrarmos uma ou duas vezes por semana, para um culto ,e uma vez na semana para estudarmos a Palavra de Deus, e o que isso pode de alguma forma estabelecer a presença de Deus no mundo? De que forma podemos demonstrar que somos uma agencia de Deus aqui na terra? Somente pelas nossas reuniões? Pelos nossos encontros? Pelos nossos eventos? Pela musica que cantamos? Eu tenho escutado de Deus que somente isto não é suficiente. Creio que fomos chamados para mudarmos algumas situações no mundo, principalmente quando nos deparamos com o que Jesus nos ensinou no sermão da montanha: "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:13-16
Somos chamados para fazer diferença no mundo. Para que tudo aquilo que estamos fazendo, as pessoas que nos cercam vejam e também se acheguem a Deus. Este é o objetivo da Igreja. Sinalizar o reino de Deus que é justiça, paz e alegria. E devemos levar este reino a estas pessoas.
E existem algumas calamidades que precisamos ajudar a tirar do mundo, pelo menos para algumas pessoas. Imagine: “se cada pessoa decidisse fazer sua parte?” Embora existam tantos problemas no mundo, tantos bilhões de pessoas que sofrem, pelo menos de algumas conseguiremos resolver, porque os cristão está fazendo o que o seu Senhor pediu! Como pastor de uma Igreja local, tenho me comprometido a um plano que existe em muitas Igreja espalhadas pelo mundo inteiro. Este programa começou na Igreja em Sadleback nos Estados Unidos, através do ministério do Pr.Rick Warren, esta Igreja é mais conhecida como “Igreja com Propósitos”. Esta é a filosofia ministerial que estou implantando na PIB Primavera. Sei que muitas pessoas não gostam e falam mal, mas gostaria que você conhecesse os princípios para depois falar, não simplesmente repetir o que pessoas sem conhecimento falam. Caso queira saber mais sobre esta filosofia ministerial indico participar da conferencia inspire, visitar o site do ministério propósitos Brasil, ler o livro “UmaIgreja Brasileira com propósitos” do Pr. Carlito Paes. Fazer uma visita a PIB de São José dos Campos. Depois disto creio que você concordará que é uma filosofia ministerial que dá certo em qualquer lugar, em qualquer cultura!
E dentro desta filosofia ministerial existe um programa que chama P.E.A.C.E. A palavra paz em inglês. Acho interessante porque precisamos levar segurança às pessoas. Quando a Bíblia fala de paz, não é ausência de conflitos, problemas, enfermidade, mas sim segurança no meio deles. Ou seja, estamos com Deus mesmo que andemos pelo vale da sombra da morte!
Este plano PEACE, tenta resolver os cinco problemas no mundo abaixo:

Problemas                -               Solução
1.       Vazio espiritual    –  Promover reconciliação com Deus
2.       Liderança egoísta – Ensinar pessoas a liderança cristã
3.       Pobreza               -  Ajudar os necessitados
4.       Doentes               –  Cuidar dos enfermos
5.       Analfabetismo      –   Educar a próxima geração.

Como você percebeu cada solução é uma letra da palavra PEACE. Quero falar com você hoje sobre o primeiro problema que é vazio espiritual. A cada dia o homem está secularizado. O nosso tempo está sendo marcado como pessoas que não querem mais saber de Deus e nem da sua vontade. Porque o que interessa é a vontade do ser humano e não a de Deus. E como Igreja precisamos levar o antídoto a este mal promovendo a reconciliação com Deus. Ou seja, cumprindo o propósito de compartilhar o amor de Deus para as pessoas.
Nós fomos chamados para isto! Como Igreja temos uma mensagem esta mensagem é: Reconcilie com Deus! A nossa mensagem não deve ser, venha para Deus porque ele me deu um carro, curou minha enfermidade, me deu um novo trabalho. Embora Deus faça tudo isto. A nossa mensagem deve ser esta: ...Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. II Coríntios 5:20. Porque o reino de Deus não é simplesmente bebida e comida. E muitos estão entrando no reino, ou achando que estão no reino, mas o que querem mesmo é comida e bebida. Muitos no tempo de Jesus queriam apenas isto: “E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem”. João 2:23-25
Ainda encontramos pessoas que apenas querem ver sinais, milagres, bênçãos. Mas nossa mensagem não é esta! A nossa mensagem deve ser que o homem precisa se reconciliar com Deus.O homem precisa se reconciliar com Deus, porque está longe de Deus. Precisamos abrir os olhos das pessoas. Porque muitos estão enganados, achando que estão fazendo realmente a vontade de Deus, do jeito que eles acreditam e pensam que estão salvos. E participam de campanhas de boas ações, frequentam igrejas. Participam de uma religião que pensam que é da vontade de Deus, mas o homem precisa se aproximar de Deus: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Romanos 3:23. O homem pela sua própria bondade não se achega a Deus, continuará afastado, o exemplo disso é o jovem rico. Ele era uma boa pessoa, mas não entendia o que era necessário para entrar no reino de Deus. Talvez você conheça pessoas que vivem assim, mas é necessário que você saiba e divulgue isto ao mundo a mensagem de reconciliação com Deus: ..que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens...           II Coríntios 5:19

Porque você deve levar esta mensagem? Continuo amanhã.

Na graça e no amor de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...