quarta-feira, 10 de abril de 2013

Andando sobre as aguas


Ao contrario do que muitos dizem. Durante a vida cristã vamos enfrentar dificuldades, não é porque Jesus está conosco que não vamos ter momentos difíceis na vida.
Mas eu creio que em todos estes momentos Jesus está conosco. Existem sim dificuldades que Deus não permite chegar a nossa casa, pela sua misericórdia, a este ato de Deus eu digo que para nós ele abriu o mar vermelho, para que pudéssemos passar ilesos sem uma gota de água.
Mas quando vem os problemas pelos quais Deus permite que passamos, e sofremos, eu digo que é andar sobre as águas. O texto de Mateus 14: 22-34, nos ensina lições preciosas, porque sabemos que Deus não está abrindo o mar quando tudo na nossa vida começa dar errado. O texto diz que eles entraram no barco começaram a distanciar da praia e de repente o vento lhe torna contrario.
E como se tudo na nossa vida estivesse indo bem, os planos que fizemos, o trabalho, o ministério na Igreja, e de uma hora para outra os problemas começam a aparecer do nada, e tudo começa a não dar certo.
O carro bate, fico desempregado e chegamos a duvidar será que é de Deus isto, será que tomei a decisão certa, afinal de contas oramos, jejuamos e percebemos que Deus disse sim. E por que tudo agora está tão difícil.
Se prestarmos bem atenção ao texto, perceberemos que foi Jesus que enviou os discípulos ao mar, eles foram depois de obedecerem a Jesus. Com isto não quero dizer que Deus nos coloca em situações de risco na vida. Mas sim que podemos um tempo de ventos contrários. Eles tinham que atravessar o mar devido ao percurso que Jesus estava tomando para chegar em Betsaida que ficava do outro lado da cidade.
Assim é a nossa vida o percurso, os dias que vivemos, o local onde moramos, o trabalho que exercemos, a condição financeira, um dia vamos atravessar problemas, ventos contrários, e como podemos então vencer os ventos contrários da vida e andar sobre as águas? Eu creio que são estas lições que Jesus nos dá neste texto: É preciso perceber Deus ao nosso lado! Quando os discípulos estavam com medo dos ventos do mar, eles não conseguiram perceber que era Jesus, e começaram a falar que era um fantasma, isto porque eles tinham acabado de ver um milagre de Jesus.
E muitas vezes somos assim não conseguimos reconhecer Deus ao nosso lado. Achamos que Ele está lá longe na praia e que não consegue nos ajudar no meio do mar revolto.
Na verdade as dificuldades nos impedem de vermos Deus agindo nas pequenas coisas da nossa vida! No caminho de Emaús dois discípulos de Jesus não conseguiram enxergá-lo por causa da dor da tristeza, do luto, da decepção. Eles caminharam com Jesus um bom tempo, mas somente depois de um tempo que conseguiram reconhecer que era Jesus ao lado deles. Se quisermos andar sobre as águas precisamos reconhecer que Deus está ao nosso lado.
Para andar sobre as águas também é preciso Crer que o impossível vai acontecer!
Sabe percebemos Deus agir, agora que ele vai fazer o que parece impossível na minha vida, será? Muitos criticam Pedro, mas Pedro era alguém que sempre via em Jesus algo sobrenatural. Quando Jesus perguntou quem ele era, quem foi que respondeu: “tu és o Messias”? Pedro, os outros discípulos não falaram nada.
Aquele que quando Jesus estava sendo preso, logo tirou a espada para lutar com os soldados? Porque ele imaginou tudo o que Jesus fez e disse, era tão grande e maravilhoso, que a quantidade de soldados naquela noite, não é nada para o Messias! Agora que o reinado dele vai começar. E exatamente aqui Pedro nos ensina algo maravilhoso, crer que o impossível vai acontecer! Quando ele começa a perceber que Jesus estava chegando, ele então pedi o impossível, porque ele sabia que o impossível só Deus pode fazer!
Precisamos ser como Pedro crer que Deus vai operar, crer que Ele pode curar, que Ele pode dar o emprego, que Ele pode me sustentar, levantar a minha vida, restaurar o meu casamento, restaurar o meu filho. Deus pode todas as coisas! Fazermos como Jairo, apenas crer, que o impossível é Jesus quem faz!
Mas é necessário algo muito importante também para caminhar sobre as águas: Fixar os olhos em Jesus! Muitas vezes cremos que Deus vai fazer, mas infelizmente olhamos para o lado, foi assim com Pedro. Sabia da força do vento quando começou a caminhar, mas como ele estava crendo em Jesus, indo em sua direção, não duvidou e caminhou. Mas quando começou a olhar os ventos, o mar agitado, esqueceu de olhar para Jesus, e começou a afundar no mar.
Quando olhamos os nossos problemas, dificuldades, e não olhamos para Jesus começamos a afundar. Por isso o autor de Hebreus diz o seguinte em 12:2 “olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé”.
Olhar fixo, sem desviar, sem distração, pode acontecer tudo ao nosso lado, mas os meus olhos estão fixos em Jesus, porque ele pode me socorrer, é por Ele que estou vivo!
Pedro percebeu que pelo fato de ter tirado os olhos de Jesus ele começou a afundar então rapidamente ele voltou os olhos para Jesus e suplicou Senhor socorre-me. Se você está assim olhando para os problemas, as dificuldades da sua vida. Achando que Deus não vai fazer. Volte os seus olhos para Jesus. Peça para ele te socorrer, porque quando pedimos, Ele sempre vem em nosso socorro. Porque depois disto, Jesus acalmou a tempestade, e logo chegaram ao seu destino, e quando Deus livrar da tempestade, não esqueça de louvar o seu nome!
Na graça e no amor de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...