terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Tudo começa com esperança


Gosto muito de uma música dos Arrais que diz: “da estrada quis retornar diante partir e da distância avistei e alegria e a esperança... Eu voltaria atrás pra tentar me avisar...Que o caminho será escuro, mas que Cristo é a luz do mundo”. O nome desta canção é 17 de janeiro, fala de um coração que apesar da caminhada difícil, mantem-se firme na sua jornada com o coração cheio de expectativa e esperança e a certeza de que Cristo estaria dando direção para sua vida. Para quem deseja viver com excelência, ter esperança é um fator essencial para a vida. Quando Deus colocou no meu coração compartilhar para pessoas além do meu círculo de amizade estes princípios, comecei pelas redes sociais. Na primeira postagem foi falando que a vida de excelência não é uma vida perfeita, mas sim uma vida plena.
Lembro de ter lido o seguinte comentário é impossível viver plenamente diante das dificuldades que a vida apresenta, sejam estas externas ou internas. Quando terminei de ler o comentário pude perceber um coração sem esperança. Era alguém que não conseguia enxergar qualquer oportunidade de ter uma vida plena. E quantas pessoas vivem desta forma, sem esperança de ter uma vida de excelência.
A primeira virtude para uma vida de excelência é a esperança. Mas o que percebo ao longo destes anos, principalmente neste tempo que tenho exercido o ministério pastoral é que vivemos numa sociedade totalmente sem esperança. São pessoas desesperadas, cansadas e desanimadas.
A definição do termo desesperar é não ter esperança, que julga a situação sem saída. A vida sem esperança é o que tem levado a infelicidade para muitos. Realmente a vida não é nada fácil, Jesus certa vez afirmou isso “no mundo, vocês passam aflições...” João 16:33. A verdade é que momentos difíceis fazem parte da vida de todo ser humano.
Quantas dificuldades enfrentei na minha vida. O dia que recebi a notícia que teria que fazer uma cirurgia, foi muito difícil. O dia em que estivemos de luto por conta da perda de familiares ou de amigos. O dia que tive que ouvir do médico que meu filho Samuel passaria por cirurgia. E muitos outros dias que foram difíceis. Mas o versículo não é só esta parte, ele continua, e para mim é a ideia principal do texto “Falei estas coisas para que em mim vocês tenham paz... eu venci o mundo”.  Ficamos focado apenas na vida difícil, mas Jesus nos convida a ter paz Nele, apesar das dificuldades é possível encontrar um lugar seguro. Apesar de tudo é possível sim viver com esperança!
Ao ler este texto o meu coração se enche de esperança! Davidoff afirma que uma característica de uma pessoa que tem alegria na vida, é ser uma pessoa cheia de esperança. Isso é tão verdade que Paulo menciona a esperança como essencial na vida de uma pessoa. Ele escreveu aos Coríntios: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor” I Coríntios 13:13. A esperança deve fazer parte na vida de qualquer pessoa, isto traz motivação para viver. Por mais que as circunstâncias estejam difíceis, no meu coração, sempre acho que as coisas irão mudar para melhor.
Ter esperança não é negar a realidade ou fugir dela, mas sim ter um olhar e ver as possibilidades de mudanças e oportunidades para o crescimento. Enxergar os problemas que surgem não como o meio para te paralisar, mas sim uma oportunidade para enfrentar e chegar uma solução, e seguir adiante.
No período de ensino médio, na verdade quando estava nesta fase escolar era chamado de 2º grau, hoje é ensino médio, a disciplina que mais gostava era a matemática. E o que pude aprender é que todos os problemas tem uma solução! E assim é na vida, e para isso preciso ter esperança para continuar a viver. E a esperança está no Senhor que está me dando tudo o que preciso para viver plenamente! Por isso viva com excelência!
Na graça e no amor de Cristo
CASM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...