domingo, 7 de abril de 2013

A importância da Palavra de Deus!


Tim Lahaye em seu livro “Como estudar a Bíblia sozinho”, conta a história de uma pessoa que se desenvolveu assim. Um menino que foi convidado para ir a Igreja em um domingo a noite, aceitou a Jesus, foi batizado, e depois de cerca de um ano na Igreja, ele ouve o pastor pedir para abrir a Bíblia em II Timóteo. Foliou a Bíblia inteira e não conseguiu achar o livro, então teve uma ideia, foi no índice e descobriu que na pagina 324 estava o que procurava. Mas quando abriu nesta pagina deu de cara com o livro de Josué. Foi então que percebeu que a Bíblia tinha duas partes, e que o livro desejado estava na segunda parte. Quando encontrou o texto já estava na metade da mensagem, com o passar do tempo este menino começou a estudar a Palavra sozinho e se tornou um dos maiores pregadores, seu nome D L Moody!
Sei que talvez isto pode ter acontecido com você. E como pastor também vejo algumas pessoas foliando a Bíblia inteira para achar Romanos. Mas precisamos entender que a Bíblia nos ajuda a alcançar a maturidade espiritual. Por isso quero apresentar a Bíblia de forma resumida para você:
ü  A Bíblia contem 66 livros: sendo 39 do Velho Testamento e 27 do Novo;
ü  Foi escrita por mais de 40 pessoas;
ü  O tempo para terminá-la foi de 1600 anos;
ü  Foi publicada em mais de 160 idiomas;
ü  É o livro mais lido do mundo
 É claro que existem muitas outras informações é por isso que existe um curso de teologia, para quem deseja aprofundar ainda mais a Palavra de Deus. Jesus deixou claro que devemos sempre: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito” João 5:39 (NVI)
 Eu quero que você preste atenção porque a ordem dele é para estudar e não simplesmente fazer uma leitura correndo. Se você separar 30 minutos por dia para a Palavra de Deus, fará um bom estuda dela.
Mas para que você possa extrair o máximo da sua bíblia, quero dar-lhe três dicas para um bom estudo:
Observe os fatos da narrativa bíblica
Muitos leem o texto e não conseguem prestar atenção quem são os personagens do texto. O que está acontecendo, ou o que aconteceu. Não percebem como, nem quando aconteceu este fato da narrativa. Ou mesmo o local.
Passamos batidos a detalhes importantes da narrativa bíblica por isso vemos muitas heresias. Já ouvi certa vez uma pessoa falando sobre dizimo num texto que falava de sacrifícios de arrependimento de pecados. Como ela conseguiu isso? Até hoje me pergunto.
Tudo isto porque não prestaram atenção aos fatos da narrativa. Precisamos fazer uma interpretação simples do texto para abrirmos caminho para uma boa hermenêutica (interpretação Bíblica).
Busque o verdadeiro significado do texto
Existem doutrinas criadas por não levarem a sério este texto da Palavra de Deus. Uma bem comum e cria uma discussão teológica é perder a salvação. Se crermos que perdemos a salvação, logo entendemos que a salvação é pelas obras, e não pela graça. Porque acredito que preciso continuar fazendo o que é certo, porque no dia que eu fizer o que é errado, não estou mais salvo. Isto é crer na salvação pelas obras e não pela graça. Agora isto não me dá oportunidade de pecar todos os dias, porque estou salvo. Porque Paulo disse: “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Romanos 6:1-2.
Outro é a questão do corte de cabelo. Se entendêssemos como era o costume da cidade de Corinto, entenderíamos porque a recomendação para não cortar o cabelo. Tanto era cultural, que Paulo não recomenda isto para nenhuma outra Igreja!
E ainda poderíamos falar acerca dos dons: línguas, onde muitos não levam a sério o texto da Palavra de Deus: “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.” I Coríntios 14:27-28
É necessário alguém que interprete o que está sendo falado, ou seja, outra pessoa que tenha o dom da interpretação e não a mesma pessoa que está falando em línguas. Mas não observamos a recomendação Bíblica, e ainda não são todos que falam ao mesmo tempo e tem um limite de pessoas, no máximo três. Mas com a justificativa que é o “derramamento do Espírito”, passamos por cima da Palavra de Deus.
Mas se quero entender bem a Palavra de Deus preciso levar em consideração o verdadeiro significado dele. Por exemplo:
Quem escreveu? Para quem escreveu? Quando escreveu? Qual o costume da época naquela região?
Hoje existem muitos livros que falam sobre isso. Eu indico este estes livros:
1.       Introdução ao Novo Testamento – editora Hagnos
2.       Introdução ao Antigo Testamento – Editora Vida Nova
3.       O Mundo do Novo testamento – editora vida
4.       Instituições de Israel – Vida Nova
5.       Comentário Bíblicos da Editora Vida Nova
E como ultima dica:
Aplique o texto em sua vida
Este é um item muito importante, porque a palavra de Deus fará efeito em nossa vida, quando colocarmos em pratica! Porque o apostolo Tiago diz:
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.                                                                              Tiago 1:25 (NVI)
 Por isso tenha estes itens em mente:
ü  Qual a mensagem de Deus para minha vida?
ü  Existe algum mandamento que tenho que cumprir?
ü  Há alguma promessa que eu deva tomar posse?
ü  Existe alguma advertência a observar?
ü  Há algum principio eterno?
Precisamos praticar a Palavra de Deus, hoje a Igreja sabe o que precisa ser feito. A crise da Igreja não é a falta de conhecimento, porque existem muitos materiais disponíveis, mas sim de colocar em pratica o que está lendo!
E leva a sério os itens colocados acima! Eu creio que estas dicas ajudarão a extrair o máximo da sua Bíblia. Coloco-me a sua disposição para ajuda-lo a compreender textos que talvez você na entenda no momento. Para juntos aprendermos ainda mais da Palavra de Deus.
Na graça e no amor de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...