sexta-feira, 10 de julho de 2020

Espere com expectativa

O apóstolo Paulo disse certa vez “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.” Romanos 12:12. Eu creio que este texto foi escrito exatamente para nós que estamos vivendo nesta pandemia. Bom são quase 4 meses que não temos a liberdade para sair, a não ser ir a supermercados, farmácias, e adquirir itens essenciais. Visitas para familiares não é possível. Pessoas que antes estavam acostumados a passar um domingo com os pais e irmãos, estão impedidos de fazer isto neste tempo. E quantos avós e tios deixaram de poder pegar, cheirar e beijar um bebe aguardado por tanto tempo. A conversa entre amigos que é uma terapia para muitos, nos encontros de uma pizzaria, lanchonete, ou praça de alimentação, mas também foram deixados de lado. Por mais que existe a possibilidade com alguns comércios abertos, a verdade é que ninguém se arrisca a ir.
Sem contar a comunhão que se tem numa reunião de Igreja, e aliás quantas atividades das Igreja foram canceladas no mundo inteiro? Qual o resultado disso, o numero de pessoas depressivas, ansiosas e angustiadas aumenta a cada dia. O que mais se escuta é a seguinte frase: “Eu não estou aguentando mais esta situação, quando isso vai acabar?“. Governos tentam com base na multa impedir com que as pessoas deixem o isolamento social, não quero aqui falar se está certa ou errada esta medida, mas sim mostrar que mesmo correndo risco de serem multadas, já é possível ouvir que festas e aglomerações de pessoas estão acontecendo em algum lugar. 
Tudo isso demonstra que estamos no limite. E ainda é preciso aguentar firme, e claro surge a pergunta como? Esta é a lição de Paulo neste texto, e a primeira palavra é esperança. Não simplesmente pelo fato de esperar sem expectativa, porque é este tipo de espera que causa angustia, tristeza, medo. Uma espera que aguarda com muita expectativa noticias boas. Seria como os familiares que estão na maternidade aguardando o bebe aparecer para ver como ele é. Este tipo de espera encontramos em Salmos 40, onde se diz aguardei com esperança pelo Senhor. Sim, isso vai passar. 
Ouça as noticias de vacinas, de medicamentos que tem dado resultado em pessoas que estavam infectados e foram curados. A espera com expectativa, que é a esperança, nos leva a olhar para os pequenos detalhes que estão acontecendo enquanto ainda estamos no túnel. Tentar enxergar um pequeno ponto de luz lá na frente, enquanto estamos no meio do túnel nos faz tropeçar em pedras que estão bem a nossa frente. Por isso caminhe e contemple as boas noticias que estão acontecendo ao redor do mundo. 
Se você disser que não está vendo é porque seu olhar ainda está la na frente, e o seu coração perdeu a fé e a esperança. Coloque seu olhos no Senhor que como diz o Salmista e uma canção que o Vineyard fez: “Minha esperança está em ti o tempo todo”. Quando a nossa esperança está no Senhor, este tempo de espera se torna menos angustiante em nosso coração. Espere no Senhor! 
Na graça e no amor de Cristo,
CASM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...