quarta-feira, 3 de junho de 2015

Recomeço

Começo este texto com o trecho do poema de Paulo Roberto Gaefke :“Não importa onde você parou… em que momento da vida você cansou… Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…”. Se existe algo que faço constantemente em minha vida é recomeçar. Inclusive minha esposa fala desta facilidade que tenho em recomeçar. Embora pareça fácil externamente, reconheço que no fundo não é nada fácil.
Recomeçar não é nada fácil. Uma das pessoas que enxergo na Bíblia que recomeçou a sua vida e tenho-o como exemplo para tornar pessoa, claro depois de Jesus, é José. Este personagem da Palavra de Deus tinha tudo para permanecer da forma como as pessoas, ou melhor, seus irmãos queriam que ele ficasse por toda a vida. Mas ele demonstra como podemos recomeçar a vida. Porque creio que você conhece um pouco a história de José. Resumindo:
Ele era muito amado pelos seus pais. Mas infelizmente perdeu sua mãe aos 17 anos de idade, não sei se você já teve esta experiência, mas perdi meu pai quase aos treze anos de idade, e é uma dor grande. Ele era alvo do ódio dos seus irmãos, porque era nítida a preferência do pai Jacó por ele, algumas vezes dava motivo, ora falando dos seus sonhos, ora relatando as artes dos irmãos ao pai Jacó, sendo um “dedo duro” dos irmãos. Diante de tudo isto ele foi vendido por seus irmãos a Potifar como escravo. Chegando a casa de Potifar foi lançado na prisão injustamente. Na prisão tendo a oportunidade de sair logo, foi esquecido por aquele que prometeu ajuda-lo, assim que pudesse. Mas diante de cada item deste José sempre permaneceu diante do Senhor, esperando um novo tempo para sua vida.
Talvez você não experimentou nenhum item que José viveu. O recomeço em sua vida, pode ser num trabalho novo; uma nova cidade, uma nova Igreja. Infelizmente coisas ruins acontecem em nossa vida. O texto de romanos 8:28 diz “que todas as coisas cooperam para o bem”, mas não diz que tudo será bom em nossa vida. Jesus mesmo disse: “no mundo tereis aflições”. Diante destas coisas difíceis que acontecem na vida, precisamos decidir recomeçar e prosseguir nossa caminhada. Talvez você não saiba como prosseguir e temos muita dificuldade em recomeçar as vezes porque não aprendemos com José. Ele nos ensina passos importante para um  novo começo de vida.
Preciso saber o que parou minha jornada! “...É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim...” Gênesis 50:20. José sabia muito bem onde as cosias começaram a dar errado em sua vida. Ele não continuou como se nada tivesse acontecido e seguiu em frente. Você consegue identificar quando e onde as coisas começaram a dar errado em sua vida? Você sabe qual foi o motivo que o fez afastar do seu amigo? Dos seus familiares? Qual foi a decepção que teve com seu cônjuge? Com a sua Igreja? Pare agora mesmo para analisar. Se você precisa recomeçar a vida, descubra onde as coisas perderam o rumo, para poder prosseguir em sua jornada!
Preciso parar de ser a vitima “... eu cuidarei de vocês e dos seus filhos...”. Muitos de nós fazemos como Adão, jogamos a responsabilidade das nossas escolhas erradas em pessoas e até mesmo em Deus. Confesso que não gosto de respostas religiosas e prontas do tipo “Foi Deus que quis assim”, tiramos a nossa responsabilidade de muitas escolhas erradas que fizemos um dia. Assuma a sua responsabilidade, esta é uma característica de uma pessoa madura e emocionalmente saudável, este tem sido o meu alvo a cada dia. Assumir o que é meu. Por isso o perdão divino está relacionado com a sua consciência de entender que o que fez está errado, e não em justificar o que fez agir assim. Confessar é dizer: “Senhor errei, e o que o Senhor deseja está certo, perdoe-me”. Pare de ser vitima, e assuma as suas responsabilidades como José, ele teria tudo para nunca mais falar com os irmãos, ou mesmo de retribuir na mesma moeda, mas agiu totalmente diferente. É assim que entendo o texto no sermão da montanha sobre dar o outro lado da face. Não importa o que as pessoas fizerem você é responsável pelas sua atitudes, tendo esta consciência, você é capaz de dar o outro lado, porque você pode me agredir, mas não é porque você fez isto que sou obrigado a agir do mesmo modo. Tenho colocado isto em pratica na minha vida, às vezes consigo outras não, mas não desisto de prosseguir na minha jornada de recomeço de vida proposta por Deus para mim.

Minha oração é que você também siga nesta jornada que Deus tem para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...