sexta-feira, 3 de maio de 2013

Discernindo a vontade de Deus - Parte I


Se existe algo que todo cristão procura saber é sobre a vontade de Deus. Vivemos a perguntar: “Qual a vontade de Deus para minha vida?”. E sempre ouvimos como resposta ou como incentivo para buscar a vontade de Deus a citação de Romanos 12:2 “a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”. Realmente ela é tudo isso é muito mais. Mas a questão para nossa vida não é se a vontade de Deus é boa. Porque todo cristão sabe que a vontade de Deus é boa. A questão está em como descobrir a vontade de Deus para aquele momento de decisão importante que preciso tomar na minha vida. Fico aqui ou mudo de cidade? Caso com esta pessoa, ou esta pessoa não é para mim? Como podemos descobrir a vontade de Deus?

Creio encontrar em Gideão alguns princípios que nos ajudarão a descobrir a vontade de Deus e são eles: O primeiro Procure entender claramente o que Deus quer para sua vida. Talvez você possa dizer “agora complicou...”, mas não é esta minha intenção. Sabe como você pode entender claramente o que Deus quer para sua vida: Ouça o que Ele tem a dizer! O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? " Juízes 6:14. Preste atenção Gideão estava escutando com atenção a Palavra que vinha do Senhor. Para você descobrir isso: leia a palavra de Deus todos os dias. Quantas pessoas dizem não saber o que Deus tem para elas, mas em nenhum momento pegaram a Palavra de Deus para ler. Sem a leitura da Palavra você nunca saberá o que Deus tem para sua vida. Uma vez Jesus disse que as escrituras sagradas fazem referencia a pessoa dele. Logo se quero saber o que Deus tem para minha vida, preciso ler a Palavra de Deus. Porque a Bíblia diz: ”quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz a Igreja”. Você também pode entender claramente a Deus ouvindo os mensageiros de Deus falar com você através: das pregações, dos ensinos da Palavra, de uma palavra de exortação, de uma profecia ou revelação, mas quero que você tome cuidado com as “profetadas”, teste o profeta! Estas formas ajudarão você a entender claramente o que Deus tem para sua vida, tendo um ouvido atento ao que Ele está dizendo!

Para entender claramente o que Deus está dizendo você precisa então Conversar com Ele a respeito do que você ouviu. Lembro-me quando era criança, minha mãe mandava buscar algumas itens no mercado, e antes de sair mandava repetir item por item para saber se tinha compreendido o que ele falou. Por isso faça exatamente isso: “Senhor, estou tentando discernir sua voz, e entendi que o Tu queres que faça isso...isso...isso”. Quando fazemos assim na comunicação com pessoas, todo mal entendido é desfeito, então use isso para discernir a vontade de Deus para sua vida. "Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família". Juízes 6:15. Depois que Gideão escutou a voz do Senhor, ele conversou com Deus para saber se realmente era aquilo que Deus desejava para sua vida. Entender claramente o que Deus está querendo é primordial para não tomarmos decisões erradas, e depois falarmos que Deus quis assim. Continuo amanhã sobre mais princípios para discernir a vontade de Deus.
 
Na graça e no amor de Cristo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...