domingo, 4 de setembro de 2016

Liderança Cristã

Pensar sobre liderança é um grande desafio para mim. Há alguns anos atrás percebi minha dificuldade em termos de liderança. Reconheço tranquilamente que este não é o dom que Deus me concedeu. O que Ele me concedeu é algo que gosto muito de fazer que é ensinar a sua Palavra, ou dar as pessoas a esperança de que Deus está sempre pronto a nos ajudar. Mas como pastor exerço a função de liderança na Igreja. E confesso que entrei em crise...rs, mas pela graça de Deus encontrei um livro que ajudou-me muito. Este livro foi escrito pelo Josué Campanhã, com o titulo: Planejamento Estratégico. Através deste homem de Deus que tem ajudado muitos outros "Carlos", pelo mundo, pude desenvolver uma pequena habilidade para liderança, comparados com grandes lideres como Bill Hybels...rs. Estou aprendendo a liderar a cada dia. E creio ser este o desafio da liderança cristã do nosso tempo, abrir e entender que não tem o conhecimento de tudo,  e estar aberto a novos aprendizados.
Existe um plano feito pelas Igrejas com Propósitos que particularmente gosto deste projeto, que é Plano PEACE. Este plano tem como objetivo acabar com os cinco grandes problemas mundiais que são eles: vazio espiritual, fome, enfermidade, analfabetismo e liderança egocêntrica. E quando olho para o contexto gospel e sua liderança percebo como estamos longe do que a Palavra de Deus pediu aos seus lideres. De fato no meio cristão precisamos acabar com a liderança egocêntrica e mesquinha que tem se levantado no nosso meio.
Pela definição de liderança podemos concluir que muitos até estão comprometidos com esta definição "é de fazer um grupo de pessoas cumprir uma tarefa.", mas que mais parece com a sua tarefa ou desejo, do que uma tarefa dada por Deus.
Creio ser um desafio ensinar aos lideres da Igreja, sobre a verdadeira liderança cristã. Hoje temos pessoas que desejam ser o maior de todos, o melhor, vemos pessoas buscando títulos: pastor, presbítero, bispo, apóstolo, arcanjo, pai. Tudo isto com o objetivo de ter alguém que lhe seja submisso as suas ordens e visão. Porque se alguma pessoa não estiver na visão deste líder é jogada fora. Será que como líderes cristãos somos chamados para que as pessoas cumpram com nossa visão? Ou estamos aqui para cumprir a nossa missão?
Eu observo a vida de Jesus, imagine se Jesus estivesse expulsado da sua equipe ministerial os que eram contrários a Ele? Os que no momento em que precisariam deles, o deixariam só? Precisamos aprender com Jesus, que ao receber a missão do Pai, tentou levar muitos ao Caminho e fazer deles pescadores de homens e não cumpridores da minha visão.
Como pastor tenho a preocupação de levar as pessoas que me ouvem a cumprir o ide do Senhor Jesus, pois se tudo o que faço não cumpri esta missão, então a visão não vem de Deus! Deus nos chamou para fazer discípulos, e como líderes precisamos ensinar as pessoas a fazerem novos discípulos! Entendo ser este o trabalho da liderança cristã do nosso tempo.
Não precisamos mais ficar aguardando uma nova revelação do céu, para saber onde levar as pessoas que Deus nos colocou para guiar a vontade Dele. Se Ele já deixou claro antes de partir ao céus. Agora é continuar o trabalho do nosso sumo pastor e grande líder Jesus Cristo, e fazer a sua obra!
Como líder cristão, meu desejo é que apenas cumpra a missão que Deus colocou em suas mãos, não busque novas visões, apenas siga a ordem de Deus!

Na graça e no amor do Senhor!
CASM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...