segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Comunidade do Reino

“...venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu..” Mateus 6:10 (ASXXI)
Estamos atravessando um momento muito difícil no mundo, e principalmente no nosso país. A cada dia que passa vamos ficando mais assustados com o que pode vir pela frente. Quando lemos os jornais e ouvimos as notícias o nosso desejo é que uma mudança aconteça e de preferencia que seja o mais rápida possível. Passamos a aguardar alguém que possa nos salvar deste caos de corrupção e da crise financeira que estamos atravessando. Alguns pensam em impeachment, outros fazem passeatas, e ainda temos aqueles que entram na campanha contra corrupção. Tudo sim é valido porque revela o nosso desejo de uma solução dos nossos problemas para viver dias melhores aqui. Este desejo revelamos em dois momentos: o primeiro é em nossas orações, pedimos para que Deus retire tudo que está errado e possa nos dar um alivio e uma esperança, e são nas nossas orações que colocamos diante do Senhor nossos desejos mais íntimos, ou pelo menos deveria ser na oração. Outro momento é quando temos a oportunidade de ensinar as pessoas os nossos valores, que pode ser feito em conversas informais com amigos ou mesmo em forma de palestras.
E no texto citado acima temos o exemplo de Jesus que através do ensino e da oração nos mostra pelo que devemos clamar para que tudo aqui mude. Este clamor para que o Reino de Deus seja estabelecido na Terra, Jesus nos ensina que devemos fazer antes mesmo do nosso clamor por sustento e por livramento do mal. Mas passamos mais tempo clamando por sustento, isto revela que estamos vivendo o individualismo, que está em nossa sociedade. Dentro deste aspecto estou conformado com este mundo, tomei forma, entrei no esquema deste mundo individualista. Por isso se quisermos viver uma vida plena e justa aqui na Terra, este deve ser o clamor, Deus que venha o Teu Reino. Este clamor deve ser da Comunidade do Reino. Jesus disse em Mateus 4:17 “Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: Arrependei-vos, porque o Reino do céu chegou”. (ASXXI).
Esta era a preocupação de Jesus Cristo, fazer com o que o Reino de Deus se estabeleça aqui na Terra e precismos lembrar da definição do Reino de Deus "é tudo onde a vontade de Dele é estabelecida", isto quer dizer, que podemos ter Igrejas onde o Reino de Deus não governa. Mas se na minha casa existem pessoas que obedecem ao Senhor, ali está estabelecido o Reino e governo de Deus. Então eu preciso entender que existem algumas verdades importantes sobre o Reino de Deus.
1ª Verdade O Senhor é o dono deste Reino: “seus milagres são impressionantes; e suas maravilhas, surpreendentes. Seu reino dura para sempre; o seu governo soberano é eterno.” Daniel 4:3 (MSG). No Reino de Deus só existe um Senhor! Por isso não temos como servir a dois senhores: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.” Mateus 6:24 (ASXXI) Ainda existem pessoas que não entenderam que o Reino de Deus é controlado pelo próprio Deus! Por isso o clamor de Jesus, para que a realidade mude "Venha o teu Reino" e não de qualquer jeito, que seja feito como é ai no céu. Não segundo a minha vontade, o que penso, mas segundo a vontade de Deus.
2ª Verdade Este Reino está aqui ...porque o Reino do céu chegou”. Mateus 4:17 (ASXXI) Não é um Reino com uma localização geográfica como os municípiospaíses, que tem seus limites físicos. No Reino de Deus não existem fronteiras, não existem as denominações evangélicas, não se limita a concepção humana alguma! Também não é um Reino futuro, porque esta era concepção judaica, tanto que a proclamação de João Batista era assim: “seu assunto constante era: abandonem seus pecados, voltem-se para Deus, porque o Reino dos céus está para chegar logo.” Mateus 3:2 (NBV). Existem pessoas que estão pensando o Reino dos céus somente para a vinda de Jesus, como diz o Pr Jeferson a vida eterna só faz sentido para mim, se estou vivendo o Reino de Deus aqui e agora. Não é algo somente para o futuro, mas sim para este tempo aqui e agora porque ele está ai e disponível para quem quiser.
3ª Verdade - Tem uma condição para entrar no Reino. “Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: Arrependei-vos, porque o Reino do céu chegou”. (ASXXI) O Reino não é para pessoas que entram e fazem o que querem. Existe sim uma condição para entrar neste Reino do Senhor Jesus. Não é totalmente eu vou como estou e permaneço do mesmo modo como cheguei. O Reino pedi mudanças. E esta mudança precisa ser radical. Exige um arrependimento dos pecados. A palavra usada para arrependimento na Bíblia é metanoia, tem a ideia de alguém que mudou completamente sua maneira de pensar e de agir. Existem pessoas que continuam fazendo as mesmas coisas, e acham que estão no Reino. Tem ações contrárias ao Reino, e muitas vezes tem plena consciência disto e ainda assim continuam cometendo os mesmos erros, são pessoas que apenas tem aparência do Reino. João Batista também pregava sobre esta condição de arrependimento ele dizia: “produzi frutos próprios de arrependimento, e não comeceis a dizer a vós mesmos: Abraão é nosso pai; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode dar filhos a Abraão.” Lucas 3:8 (ASXXI) Existem pessoas que dizem serem filhas de Deus hoje, mas não fazem o que Deus deseja que elas façam. Sem arrependimentos de pecados não pode entrar no Reino do Céu. Porque o próprio Senhor não veio para dar a você uma vida financeira abençoada, não veio para curar suas enfermidades. Ele veio para perdoar seus pecados a Bíblia diz: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados” Isaias 53:5 (ASXXI). Este texto nunca disse que seria curados das enfermidades físicas, mas sim das enfermidades espirituais, ou seja, sarados das transgressões e maldades, que são os nossos pecados. Se uma pessoa quiser entrar no Reino precisa arrepender-se dos seus pecados! Esta é exigência do Reino!

A minha oração é que o Reino de Deus comece sendo estabelecido em sua vida!
CASM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...