segunda-feira, 1 de julho de 2013

Motivos que levam as pessoas a mentir

A mentira é um mal. E nem mesmo em meio a tanto fervor espiritual a Igreja Primitiva foi poupada de se ver livre deste mal. O grande detalhe é que quando foi na Igreja Primitiva este mal foi imediatamente resolvido e a partir daí o temor diz o texto tomou conta da igreja e todos perceberam que deveriam ter uma vida série com Deus e não de qualquer jeito. Não poderia ser crente de mentira, mas de verdade. Apesar que acho que não existe crente de mentira, porque é impossível enganar a Deus.
Eu creio ser este um mal que está presente na Igreja do nosso tempo, e fico pensando e se do mesmo jeito que o Espírito Santo agiu naquele tempo agisse hoje? Quantos sobrariam? A mentira entrou na Igreja, e pessoas do nosso tempo são profissionais em mentir.
Vivemos num tempo onde as pessoas mentem demais. Eu creio que toda ação do ser humano sempre tem uma motivação, existe uma crença que o faz agir daquela maneira. Um valor interno que nos impulsiona a tomar decisões, e da mesma forma uma pessoa tem seus motivos para mentir. Através de Ananias e Safira, encontramos ainda outros personagens bíblicos que mentiram e revelam um motivo para tal ação. E são eles:
Motivo 1 – Para esconder um erro
Este é um dos maiores motivos que já vi alguém mentir. As pessoas tem medo que descubram que fizeram algo de errado e por isso mentem para outros, quando dizer a verdade traz cura! Caim usa a mentira para esconder o seu erro Genesis 4:9. Deus percebe que Caim fez algo de errado inclusive o alertando antecipadamente, mas ele não quis ouvir. A sua inveja e dor por ser rejeitado, levou a matar seu próprio irmão Abel. Mas quando Deus o confronta pelo que ele fez, ele dissimuladamente mente. Mente porque achou que ninguém poderia saber o que aconteceu. As pessoas que não querem ter a consequência de seus erros mentem. Não podemos permitir que o nosso erro nos leve a mentira!
Motivo 2 – Por medo do que pode acontecer
Aqui temos como exemplo o pai da Fé, que durante sua jornada com Deus pisou na bola nesta situação, porque ainda esta desenvolvendo sua vida como nós, estamos desenvolvendo nossas vidas com Deus. A sua vida poderia correr perigo se contasse a verdade, mas a sua falta de confiança e fé neste momento o fez tomar uma decisão errada. Você lembra qual foi a mentira? Genesis 20:2. Embora realmente Sara tivesse um parentesco com ele, ela agora era sua esposa! Aqui foi uma meia verdade, mas meia verdade é uma mentira completa! Outro que mentiu foi Pedro por medo de ser preso negou a Jesus três vezes! E muitas vezes por medo da consequência da verdade você tem mentido!
Motivo 3 – Para impressionar outras pessoas
Este é outro motivo que encontramos na Bíblia e no texto base da mensagem desta noite. Pessoas tentam impressionar dizendo acerca de uma vida que não possui.
E foi exatamente isso que vemos em Ananias e Safira, eles viram como as pessoas ficaram contentes com a doação de Barnabé, provavelmente o Pr. Pedro deve ter chamado e falado e elogiado e agradecido em publico o desprendimento de Barnabé. Pedro poderia ter chamado Barnabé para dar testemunho na Igreja sobre dízimos e ofertas, deve ter usado como ilustração de sermão. E então despertou o desejo em Ananias e Safira de serem também mencionados em publico e assim impressionar outros com a atitude mentirosa deles. E de comum acordo a Bíblia diz que eles fizeram a doação, alegando que tinham dado tudo quando na verdade não tinham Atos 5:1-3. Pessoas têm vivido uma mentira para impressionar outros.
Viver de aparência, este tem sido um grande mal do nosso tempo.
Motivo 4 – Para levar vantagem
Este é outro motivo bíblico porque as pessoas mentem. Encontramos Jacó que mentiu ao seu Pai Isaque, Gênesis 27:14-20. O resultado disso é que ele foi enganado pelo seu sogro, pelos seus filhos!
Quantas pessoas para levar vantagem mentem em sua experiência profissional, mas não sabem que o resultado pode ser desastroso. A vantagem parece que é boa, mas no final tudo será descoberto.
Motivo 5 – Para esconder uma dor
Temos a sunamita, quando ela faz algo ao profeta Eliseu, tratando-o bem, ele resolve abençoar a vida daquela mulher, dando-lhe o que mais deseja, então ora a Deus e a resposta é que no tempo determinado que Eliseu disse que  ela teria um filho, aconteceu.
Mas tempo mais tarde o menino passa mal e morre, e então se encontra com o marido que pergunta se tudo vai bem, mesmo em meio dor, ela responde não, quando está de frente com Geazi, ajudante de Eliseu, também mente, mas antes que ela mentisse a Eliseu, ele percebe sua dor. Está escrito em II Reis 4
Quantas vezes negamos a nossa dor? Quantas vezes nos escondemos na negação e mentimos sobre a nossa vida para escondermos nossa dor. Temos um ministério na nossa Igreja que é o Celebrando a Recuperação, o primeiro passo é admitir nossa dor, e parar de negar que ela existe.
Mas para alguns é mais fácil negar do que encarar a dor para ser curado. Eu entendo que hoje estes seriam os cinco principais motivos porque as pessoas mentem. Amanhã continuo o que nos ajuda para parar de mentir.

Na graça e no amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Púlpito que inspiram

Há um tempo assisti um vídeo que tem se tornado muito comum no meio da Igreja Brasileira nos últimos tempos, e que pode ser visto novamen...